5 HABILIDADES DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Como tudo na vida, para ter uma inteligência emocional desenvolvida é necessário treiná-la. Este treino pode ser exercitado quando a vida nos coloca em situações complicadas, onde somos obrigados a controlar nossos impulsos, melhorar nossa resiliência e ter foco no nosso objetivo.
Que tal ir para o próximo nível?
Fique atento as 5 habilidades da inteligência Emocional.
Autoconhecimento das emoções – capacidade de conhecer profundamente a si mesmo e suas emoções. Para isso, é necessário que seja muito verdadeiro com você mesmo. Errar é normal. Se você é verdadeiro, seu cérebro começará a reconhecer o comportamento que você julgou errado e tentará corrigir.
Automotivação (Resiliência) – capacidade de se motivar e manter motivado, independentemente dos outros, controlar as expectativas, se adaptar a mudanças e a situações negativas, conseguindo retornar ao estado normal com facilidade. Para evoluir neste aspecto e ter uma alta automotivação, também precisaremos entender a palavra “motivação”. Essa palavra nada mais é do que entender o que o motiva a agir (motiva+ação). Sabendo o que o motiva a agir, você conseguirá trabalhar muito melhor sua automotivação.
Empatia – a habilidade de nos colocarmos no lugar do outro e compreender ou até sentir (para os mais avançados) os sentimentos e emoções (positivas e negativas) que aquela pessoa está sentindo. Conhecer o que outra pessoa sente nos ajudará a entender o momento daquele indivíduo, a diminuir o nosso tão natural julgamento e saber como aquela pessoa toma decisões.
Controle emocional – Muitas pessoas confundem a inteligência emocional com o controle emocional. O controle emocional é apenas uma parte da inteligência. Ter um bom controle emocional é saber lidar com o que sente e regular quando a emoção está à flor da pele, dando uma injetada de razão (e vice-versa). Um equilíbrio entre estes dois aspectos é o chamado controle emocional que faz bem tanto para você como para as suas relações interpessoais e as pessoas que se envolvem com você.
Habilidades de relacionamento interpessoal – Empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Cada indivíduo é único e rico dentro de suas peculiaridades. Por isso, saber extrair o que existe de melhor em seus colegas e colaboradores e respeitar suas dificuldades é muito importante para o andamento do trabalho. Preste atenção: na sua abordagem, gerencie os primeiros três minutos, fale mais de si mesmo, abrace as diferenças.
Foque nos comportamentos abaixo para desenvolver sua Inteligência Emocional:
• Gere empatia com as pessoas.
• Julgue menos.
• Tente entender aquela pessoa pelo ponto de vista dela, não pelo seu.
• Cada cabeça é um mundo e ninguém pensa igual a ninguém.
• Aprenda a ouvir o que as pessoas estão falando.
• Preste atenção nelas.
• Sinta curiosidade em conhecer a história das pessoas.
• Ajude as pessoas sem esperar nada em troca.
• Busque se dar bem com todos e ser pacífico.
• Ligue para quem tem saudade.
• Abrace as pessoas todos os dias.
• Visite quem você ama.
• Saia de casa e conheça novas pessoas.
Conheça o Programa de Inteligência Emocional, Coaching em Grupo
O programa que trabalha integrando os dois hemisférios do cérebro: o direito (emocional) e o esquerdo (racional); realizando uma reprogramação de crenças mentais. Os efeitos se dão por conta da reprogramação de três fundamentos da emoção humana: a Inteligência Emocional, as competências emocionais definidas pelo autor Daniel Goleman e, por último, a reprogramação de crenças.
É um programa de mudança, um convite para você ser tudo o que nasceu para ser. Quando você minimiza a barreira dos impedimentos, todo o seu potencial é alavancado e trazido à tona.
Se você realmente quer ir para o próximo nível e está comprometido com isso, este é o Grupo certo para você!