INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O RECURSO MAIS EXIGIDO NAS ORGANIZAÇÕES E NOS RELACIONAMENTOS
Você sabia que 87% das pessoas fracassam por falta de Inteligência Emocional? Esses dados, retirados de uma pesquisa realizada pela revista Você S/A, afetam diversos profissionais em todas as áreas e são determinantes para o sucesso num ambiente corporativo.
O conceito de inteligência emocional vem à tona em 1995, com o lançamento do livro: Inteligência Emocional, do jornalista e psicólogo Daniel Goleman. A partir daí, as organizações passaram a dar atenção ao perfil psicológico de seus funcionários, tornando este recurso, determinante na contratação.
Antes de explicar o que é, de fato, Inteligência Emocional é preciso que você imagine, metaforicamente, que o cérebro é dividido em duas áreas: hemisfério esquerdo e hemisfério direito. A metáfora da neurociência diz que o hemisfério esquerdo é o racional, matemático, lógico, cognitivo, analítico, crítico, cartesiano e talvez até meio chato.
Já o hemisfério direito é o lado da intuição, das emoções, dos sentimentos, de uma compreensão subjetiva da vida, não da compreensão lógica, mas de uma compreensão emocional do mundo. Então, Inteligência Emocional é quando conseguimos captar o mundo por meio dos estímulos, usando bem os dois hemisférios.
Inteligência Emocional é quando conseguimos ter e captar o mundo por meio dos estímulos, usando bem os dois hemisférios. É necessário usar o hemisfério esquerdo, racional, crítico, lógico, mas também usar uma compreensão emocional e subjetiva do mundo. E quando se vê tudo pelos dois hemisférios, o mundo fica muito mais realista, porque o esquerdo só vê letras e números, fatos e dados, e o lado direito vê a subjetividade, as intenções e as emoções.
Se tivermos uma pessoa extremamente guiada pelo hemisfério esquerdo, ela se torna crítica, lógica, analítica, que prefere lidar com números e com a realidade, não acreditando em nada que não tenha uma referência muito clara ao passado. E isso não é tão bom, porque não podemos ser puramente racionais.
Uma pessoa guiada pelo hemisfério direito é emocional, acredita em todo mundo, é romântica, se entrega, busca, pula no vazio, procura o desconhecido e é boa (quando não está sozinha).
O equilíbrio entre esses dois hemisférios é que vai fazer o seu sucesso e promover você a patamares mais elevados. É necessário usar o hemisfério esquerdo, racional, crítico, lógico, mas também usar uma compreensão emocional e subjetiva do mundo. E quando se vê tudo pelos dois hemisférios, o mundo fica muito mais realista, porque o esquerdo só vê letras e números, fatos e dados; e o lado direito vê a subjetividade, as intenções e as emoções.
Vale destacar que todos nós temos um lado que manda mais, ou o esquerdo racional ou o direito emocional. Quando ocorre o Equilíbrio dos dois lados do cérebro é algo fantástico em nossas vidas, o que pode-se definir como inteligência emocional, que pode ser dividida em três pilares.
- Primeiro Pilar: uma conexão de amor próprio.
- Segundo Pilar: uma conexão de amor ao próximo.
- Terceiro Pilar: uma conexão de amor ao ser divino.
Para o pesquisador Daniel Goleman, Inteligência Emocional é a combinação de dois pilares. O primeiro são as competências emocionais sociais: a capacidade de você se conectar com o próximo e com a sociedade. E o segundo são as competências emocionais pessoais: a capacidade de se conectar de forma harmônica e amorosa consigo mesmo.
A Inteligência Emocional é necessária para gerar crescimento no ambiente de trabalho de forma harmônica.
Inteligência Emocional diz respeito ao equilíbrio produtivo positivo, um equilíbrio que faz você produzir, mas de forma positiva, a fim de não desgastar sua vida como um todo.
O impacto da inteligência emocional no seu sucesso profissional, já é algo comprovado e muito requisitado nas organizações, atualmente. Afinal, esta é uma maneira poderosa de concentrar sua energia em uma direção, para obter um resultado tremendo.
A consultoria TalentSmart testou a inteligência emocional junto com 33 outras habilidades importantes no local de trabalho, e descobriu que a inteligência emocional é o fator que mais influência seu desempenho, explicando um total de 58% de sucesso em todos os tipos de postos de trabalho.
No Treinamento ou no coaching em grupo de Inteligência Emocional, aprendemos quais são as competências emocionais e as competências emocionais sociais (conexão com o próximo).
É importante perceber que precisamos dessa conjuntura de competências para viver. Por exemplo: liderar e servir são competências emocionais sociais. Superação e otimismo são competências emocionais pessoais. Para Daniel Goleman, essas competências formam quem nós somos de verdade e determinam onde estamos e aonde queremos chegar.
E você? Se considera alguém com inteligência emocional? Você a cultiva? Isso é importante para você? Dedica tempo a isso Ou você só pensa no hemisfério esquerdo, racional e trabalha focado nisso, desesperado para ter mais conhecimento, desprestigiando o lado emocional?
Faça o teste abaixo e descubra qual área você precisa trabalhar para ter inteligência emocional no seu trabalho:
1 – De que maneira você costuma administrar sua rotina?
a) Você planeja todos os detalhes da sua agenda e procura segui-los à risca.
b) Você é bastante flexível ao que foi previsto e não gosta de planejamentos fechados.
2 – Como você se sente ao trabalhar com algo que exija muita atenção aos detalhes?
a) Você é naturalmente atento a eles, não deixa passar nenhum.
b) Você se sente muito impaciente e preferiria deixar os detalhes com outra pessoa.
3 – As pessoas costumam falar que você é..
a) Sério demais e às vezes é desconfiado sem tanta necessidade.
b) Muito risonho e otimista, precisando colocar mais os “pés no chão”.
4 – Suas decisões são mais baseadas…
a) No aprendizado no passado e em informações de muita credibilidade.
b) Na intuição e em grandes ideias que surgem no momento, sendo comum, por isso, “quebrar a cara”.
5- Como você age quando se depara com algo que considera errado?
a) Tem uma tendência a observar e julgar, sendo bastante crítico.
b) Observa o que está errado sem julgar ou criticar – desde que o acontecimento não tenha a ver com você.
6 – Sobre sua confiança em pessoas que não conhece…
a) Você costuma ser cético e desconfiado, muitas vezes achando que algo errado pode acontecer.
b) acredita em tudo e em todos, muitas vezes deixando de enxergar o óbvio.
7 – Como você se sente quando precisa tomar alguma decisão que envolve algum risco?
a) Desconfortável, pois sente uma necessidade de segurança e controle.
b) Você procura não se planejar muito, é um prazer se deparar com o novo.
8 – Como você age diante do seu planejamento de vida?
a) Você planeja tudo ao máximo e se sente ansioso quando imagina que algo pode dar errado.
b) Você procura não planejar muito, é um prazer se deparar com o novo.
9 – Com que intensidade seus pensamentos costumam fluir?
a) Estão sempre a mil por hora, mesmo quando você está calado.
b) Você pensa, mas com leveza e sem auto-cobrança.
10 – Em que ritmo você vive?
a) Sempre atento ao futuro, suas possibilidades e riscos.
b) Vive o aqui e o agora, deixando sempre que possível o futuro para depois.
RESULTADO
Maioria Letra A: o lado predominante do seu cérebro é o hemisfério esquerdo. Isto significa que você tende a ter um pensamento mais racional. Você procura sempre a lógica das coisas e busca a consciência sobre todos os aspectos da vida. Sua memória é importante para você, já que é por meio dela que você baseia suas experiências presentes e futuras. Você valoriza a intelectualidade e sua inteligência é mais propensa a produzir ideias.
Maioria Letra B: o lado dominante do seu cérebro é o hemisfério direito. Isto significa que você tende a ter um pensamento mais intuitivo. Você se baseia em seus sentimentos e emoções, valorizando suas crenças e sua visão própria do mundo. Seu inconsciente tem bastante vazão, sendo que você ancora nele suas decisões. Sua inteligência é propensa a realizar ideias.